23 de out. de 2010

Gravlax de Salmão ao Bestfar*

O Gravlax de salmão é uma receita de origem nórdica, assim como esse que vos escreve. Vovô usava muito quando queria conservar seu salmão antes das viagens pelo mundo afora, com seus companheiros Vikings. Essa receita, um segredo milenar, foi passada de pai, para filho, para enteado, para bastardo e assim sucessivamente até chegar aos meus ouvidos. É simples, saborosa e fina, obviamente. Coisa nórdica mesmo.

Senão vejamos:
Um file de salmão grosso (ou alto), com pele (O meu pedaço deve ter próximo de 500g)
1/3 de xícara de sal grosso (ou de acordo o tamanho da sua peça de salmão)
1/3 de xícara de açúcar normal/mascavo (ou proporcional ao sal grosso)
Pimenta branca (ou do reino) a gosto
Cachaça, vodka ou conhaque
Endro (ou dill)
Um pano de cozinha ou filme plástico e papel toalha.

Tilberedningsmetoden (traduzindo pra quem não entende norueguês: modo de preparo):

Pegue o filé de salmão e lave-o com cachaça, vodka ou conhaque. Vovô usava vodka. Mas eu, como bom nórdico de Recife que sou, to usando cachaça.

Depois, misture num recipiente o sal grosso, o açúcar e a pimenta ralada. Feito isso, pegue o pano, estique-o em cima de um prato e ponha um pouco dessa mistura. Pique com uma tesoura um pouco de endro.

Ponha o filé de salmão por cima, com a pele virada para baixo e em seguida cubra-o restante da mistura, inclusive o endro.


Cubra totalmente com o pano e ponha na geladeira por, no mínimo, 24 horas. Se tiver como colocar um peso em cima melhor, ajudará o salmão a expelir água. Se não quiser usar um pano de cozinha, envolva o salmão num filme plástico, faça furos na partE de baixo e ponha bastante papel toalha para absorver toda água que será expelida. Talvez seja necessário trocar as toalhas de papel. Após esse período na geladeira (que pode chegar a 48 horas), desembrulhe o salmão e retire o excesso da camada de tempero.

Ponha um pouco mais de endro por cima e com uma faca bem afiada, corte fatias finas, como um carpaccio. Você pode servir com um molho de mostarda (vovô comia assim), com torradinhas, com sourcream, com coalhada seca, ou como sua imaginação quiser.

Skål,

Kokk Adautsen Di Menezes


*Bestfar significa “vovô” em norueguês.

17 de out. de 2010

Coalhada Seca

Anotaí habib...
Ingredientes:
- um litro de leite integral homogeneizado (não pode ser o de caixinha tipo UHT)
- um copo de iogurte natural integral
- Sal
- Folhas de hortelã
- Azeite
- Pão Sírio
- *suco de limão

Preparo:
Aqueça o leite até que fique morno. Não ferver. A indicação é você conseguir suportar até dez segundos com o dedo dentro do leite. Adicione o iogurte, misture suavemente, tampe o recipiente, envolva num pano de cozinha (para manter a temperatura) e aguarde até 24 horas. O leite vai coalhar totalmente.
Depois, despeje todo o conteúdo dentro de um pano fino (pode ser um saco de pano) e ponha para escorrer por mais 24 horas.





Após este período, retire toda a coalhada (pode raspar o pano com uma faca para tirar a parte mais seca) e adicione bem pouco sal. Se tiver uma batedeira, bata suavemente. Senão misture com um fuet para que fique bem homogêneo. Terminado, ponha num recipiente e guarde na geladeira.

Pegue algumas folhas de hortelã (não precisa muito), ponha em cima de um papel toalha e coloque no microondas para secar por 2 minutos. Guarde para usar somente quando for servir.

Servindo:
Coloque a hortelã por cima da coalhada e sirva fria.
Ponha uma porção no seu prato, coloque um pouco de azeite por cima. Pegue um pedaço do pão sírio, separe em duas partes e pegue um punhado da coalhada (num movimento de pinça). Esse é o movimento correto.


*O suco de limão é opcional. Se for usar, ponha uma colher de sopa, ou a gosto. Você pode também adicionar um pouco de pimenta do reino.


Espero que curtam.

وداعا
Califa Di Menezes

12 de out. de 2010

O Boeuf Bourguignon da Clara


Um espetáculo!!!

Mais uma vez a amiga Clara chamou os amigos para um momento de prazer coletivo em sua residência e lhes adianto que não se tratava de uma suruba ou algo parecido. O momento especial se resumia a degustação do seu já famoso Boeuf Bourguignon.


O Boeuf Bourguignon que também é chamado de Boeuf à la Bourguignonne, é uma conhecida e tradicional receita francesa . Basicamente é um cozido preparado com carne assada no vinho tinto .O método de cozimento lento da carne no vinho é uma forma de amaciá-la e deixá-la com um sabor único.



A noite foi esplêndida e regada a boas risadas e muitas garrafas de vinho.

Valeu mais uma vez Clara!!!!

Receita do Boeuf Bourguignon: