Pois bem, após o fracasso do meu primeiro pastelão recheado com um creme a base de queijo minas, parti para a briga novamente e mergulhado nas mais diversas receitas de massa de torta salgada, cheguei a mais simples e que difere da receita passada pela manteiga e um ovo. É que a receita que tentei anteriormente, só levava margarina e farinha de trigo. Desta vez incorporo o ovo pra dá uma liga e flexibilidade a massa e troco a margarina pela manteiga.Já quanto ao recheio procuro não inovar demais e opto por um creme básico de frango da vovó.
Como diria um fulano que falou algum dia em algum lugar do mundo: "Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender". E na cozinha é assim mesmo principalmente pra quem não sabe quase nada. É errando que se faz um novo prato.
Um dos melhores pastelões, empadões ou torta de frango que já provei aqui em Sampa foi na Casa de Pães Bella Paulista que fica próximo a Avenida Paulista (Metro Consolação).
Ingredientes
500gr de farinha de Trigo
200gr de mateiga com Sal
1 ovo grande
500gr de peito de frango
500gr de peito de frango
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola
1 tomate
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 cebola
1 tomate
2 colheres de sopa de extrato de tomate
coentro
sal e pimeta a gosto
sal e pimeta a gosto
A Peleja:
Massa:
Junte os ingredientes (a farinha de trigo, o ovo e a manteiga) e vá esfarelando com os dedos. Primeiro vai virar uma farofinha úmida e então virar uma massa homogênea e quebradiça.
Creme de frango:
Tempere os peitos de frango com sal e pimenta e reserve.
Em uma panela de pressão coloque na seguinte ordem: a cebola picada, o tomate picado, o extrato de tomate, o peito de frango, os tabletes de caldo de galinha e coentro.
Após a panela de pressão começar a dar os primeiros sinais de vida (leva em torno de 15 minutos) deixe por mais 30 minutos e retire do fogo.
Desfie o frango e pronto. Juntamente com todo o caldo está pronto o seu recheio.
Montado o pastelão, empadão ou torta salgada:
Forre todo o fundo e as laterais de um pirex com a massa.
Coloque o creme e cubra com o restante da massa o pirex.
MINHA DICA
Para cobrir a torta, faça uma bola com a massa, coloque sobre uma folha de papel alumínio e vá moldando até que ela fique no formato de uma tampa do pirex.
Na sequencia forre o pirex com a folha de aluminio e vá desgrudando com cuidado a massa da folha de alumínio.