17 de out de 2010

Coalhada Seca

Anotaí habib...
Ingredientes:
- um litro de leite integral homogeneizado (não pode ser o de caixinha tipo UHT)
- um copo de iogurte natural integral
- Sal
- Folhas de hortelã
- Azeite
- Pão Sírio
- *suco de limão

Preparo:
Aqueça o leite até que fique morno. Não ferver. A indicação é você conseguir suportar até dez segundos com o dedo dentro do leite. Adicione o iogurte, misture suavemente, tampe o recipiente, envolva num pano de cozinha (para manter a temperatura) e aguarde até 24 horas. O leite vai coalhar totalmente.
Depois, despeje todo o conteúdo dentro de um pano fino (pode ser um saco de pano) e ponha para escorrer por mais 24 horas.





Após este período, retire toda a coalhada (pode raspar o pano com uma faca para tirar a parte mais seca) e adicione bem pouco sal. Se tiver uma batedeira, bata suavemente. Senão misture com um fuet para que fique bem homogêneo. Terminado, ponha num recipiente e guarde na geladeira.

Pegue algumas folhas de hortelã (não precisa muito), ponha em cima de um papel toalha e coloque no microondas para secar por 2 minutos. Guarde para usar somente quando for servir.

Servindo:
Coloque a hortelã por cima da coalhada e sirva fria.
Ponha uma porção no seu prato, coloque um pouco de azeite por cima. Pegue um pedaço do pão sírio, separe em duas partes e pegue um punhado da coalhada (num movimento de pinça). Esse é o movimento correto.


*O suco de limão é opcional. Se for usar, ponha uma colher de sopa, ou a gosto. Você pode também adicionar um pouco de pimenta do reino.


Espero que curtam.

وداعا
Califa Di Menezes

5 comentários:

  1. Olá,

    eu comia muita coalhada dessas no interior de Pernambuco. Um pessoal que morava numa fazenda lá no meio do mato... bem sei que é deliciosa. Com azeite ainda tenho que experimentar. Fique com vontade de comer, voltar a infância :D.
    Agradecia que pudesse postar a foto da coalhada pronta para servir.
    Cpts
    Rosa

    ResponderExcluir
  2. É Galego!!! Rosa tem razão.Não dá pra comer com o pano né. Posta a foto manu.

    ResponderExcluir
  3. pronto! a foto da coalhada ja servida e tambem acompanhada da pasta de grão de bico.

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm obrigada. Esperei por esse dia :D. Penso que combina com o salmão do vovô viking. Diverti-me ao ler a receita.

    Rosa

    ResponderExcluir