8 de jan de 2012

Polenta com carne moida


A Polenta é uma receita simples e bem conhecida das regiões sul e sudeste mas nunca tinha apreciado a mesma na minha terra natal (Recife - PE). É um prato típico da Itália a base de farinha de milho que já era consumido aqui no Brasil de uma forma mais cremosa chamada de angu.



A primeira receita de 2012 não poderia deixar de ter suas surpresas. Apesar de toda simplicidade da receita me vi em uma cena medonha correndo de um lado para o outro tentando não perder o tempo do prato e aconselho logo de imediato para os mais amadores como eu: "Não cozinhe de sandálias Havaianas". A sandália Havaiana tem um compartimento que deixa a mostra os dedos dos pés e que em contato com o creme da Polenta bem quente leva você as alturas. Confesso que não foi uma experiência agradável.

Ingredientes:

Para a Polenta
:

1 colher (sopa) de manteiga 
4 tabletes de Caldo de Carne 
2 xícaras (chá) de fubá

Para a carne moída:
500 gr de carne moída
1 cebola picada
4 dentes de alho picado
1 tomate picado 
1 pimentão vermelho picado
quanto baste de cominho 
1 colher (café) de noz-moscada 
quanto baste de coentro picado




A Peleja da Polenta:
Em uma panela, ferva dois litros de água e adicione a manteiga. Em seguida dissolva os tabletes de caldo de carne e adicione o fubá bem devagar, misturando bem.


Cozinhe, em fogo baixo, mexendo sempre, até aparecer o fundo da panela (uns 20 a 30 minutos). Espalhe a polenta em um recipiente untado com manteiga. 



A Peleja da carne moída: 
Em uma panela, doure a cebola, o alho, acrescente a carne os pimentões, o tomate, o cominho, a noz-moscada e deixe secar. Por último, acrescente a salsinha.


Pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário