2 de ago. de 2009

Are you nuts?



Descobri de onde vem o termo inglês "are you nuts?”, que significa: “você está doido?”.
Estive no supermercado esses dias e me deparei com uma bandeja de macadamias com casca e tudo. Eu adoro essas nozes. Mas sempre as vejo assadas e salgadas. Costumo usá-las para fazer arroz, para por em cima de um sorvete ou comer como tira-gosto. Mas nunca tinha visto elas na “embalagem” original, com casca e tudo. Fiquei encantado e curioso. A cor é um marrom forte, com tons em dourado e bem lisas e arredondadas. Muito bonita. Não resisti e levei a única bandeja que restava na prateleira do supermercado.
Cheguei em casa e fui logo tentar abrir uma. Peguei uma faca e usei o lado oposto ao fio para tentar quebrar a casca. Sem sucesso. Peguei então algo mais duro, como a tesoura da cozinha. Bati, bati e nada. Ela nem dava sinais de que iria ceder facilmente. Resolvi abrir a caixa de ferramentas atrás do meu martelo mas não achei. Só tinha um alicate. Ai pensei: bom... agora ela vai quebrar... Ledo engano. Já começava a pensar na idéia de usar um maçarico!
Agora me digam o que faz um supermercado vender algo simplesmente impossível de comer? Sem falar na natureza, que cria uma nozes inalcançável. A minha mulher então, resolveu adotar a mesma técnica que usa para quebrar as nozes pecan. Pôr atrás da porta tentar fechá-la. Já aviso: não tente na sua casa. Ou ficará com a sua porta empenada. Agora preciso chamar um marceneiro para arrumar a porta e outra forma de abrir as macadamias. Como último recurso disponível, peguei então uma madeira enorme que achei no quartinho da bagunça e golpeei a casca com toda a raiva acumulada. Resultado: quebrei a casca e amassei completamente a nozes, tornando-a impossível de comer. Descobri que não é preciso apenas força para quebrar a casca. Mas jeito, para não esmagar a noz.
Enfim, é uma tarefa árdua, trabalhosa, que suja tudo, que danifica sua casa e amassa seus dedos. Sem falar que, após a dura batalha de quebrar a bandeja inteira de macadamias, uma a uma, o resultado final é pífio. Um punhado de nozes que você comeria de uma vez só. Quando quiser comer macadamias, procure no supermercado por aquelas já torradas e salgadas. Seu trabalho será exclusivamente abrir o vidrinho e mastigá-las. Se um dia você se deparar com as nozes com casca e tudo, resista à tentação e não compre. Mas se você comprar, eu juro que vou dizer: are you nuts???

Nenhum comentário:

Postar um comentário