3 de ago. de 2010

Pipoca doce da infância



Uma das minhas principais recordações da infância tem sabor de pipoca doce de chocolate caramelizada em casa. Isso porque eu vivi quase toda a vida perto de uma fábrica de pipocas em Olinda. Era comum algum adulto comprar um sacão com 20 sacos de pipocas, doces (açucaradas) ou salgadas na manteiga.

Lá em casa era assim, sempre que a minha mãe comprava as pipocas, costumava levar apenas as pipocas salgadas, pois ela se encarregava de transformar parte das pipocas em achocolatadas. E eu costumava me acabar a tarde inteirinha no pote de pipocas.

Outro dia, olhei para um saco de pipocas salgadas de microondas no armário de casa e não deu outra, bateu a nostalgia. Resolvi botar em prática.

De olho gordo que eu sou, na receita da minha mãe, resolvi acrescentar alguns pedaços de um ovo de páscoa Alpino que ainda sobrevive lá em casa. Ficou ótimo.

O que eu uso?

01 saco de pipoca de microondas (de preferência sem sal e manteiga).
02 colheres de Nescau (chocolate em pó)
03 colheres de açúcar
Pedaços de chocolate ao leite (opcional)

Como eu faço?

Prepare a pipoca de microondas conforme a orientação no pacote.
Em uma panela, junte os outros ingredientes (açúcar, chocolate em pó e chocolate ao leite) e derreta tudo, mexendo em fogo baixo. É importante estar atento e ter muito cuidado para não queimar. Quando a calda estiver escura e uniforme, pode jogar a metade da pipoca de microondas na panela e vá mexendo para caramelizar tudo. A outra metade ficou salgada pro filminho.

Pronto.


Obs: na infância, não tinha isso de pipoca de microondas, ou fazia com pipoca feita na panela com milho ou com pipoca industrializada (aquelas com gosto de isopor), justamente as que a gente comprava na fábrica de pipocas.

2 comentários:

  1. Hummmm adoro pipoca doce! Essa de vcs ta apetitosa e me remeteu a infancia! Parabens por mais uma!
    beijokas

    ResponderExcluir