23 de ago. de 2010

Pannacotta - Uma sobremesa leve

Este final de semana, fizemos em casa um prato português chamado Chanfana. Ele é feito com carne de carneiro demora quase 3 dias para ficar pronto e é uma delícia.

Com este prato super pesado, o meu desafio foi fazer uma sobremesa que fosse leve e saborosa. Então escolhi a Pannacotta, e como vi algumas adaptações interessantes, e resolvi dar meu toque mágico a ela.

A receita é super simples e rápida de fazer. Eu preferi usar coisas um pouco menos calorias e deu certo.

Ingredientes
2 xícaras de leite (de preferência desnatado)
1 pote de iogurte desnatado (90g)
1 col. (sopa) de mel
2 col. (sopa) de açúcar cristal
1 lata de creme de leite
1 saquinho de gelatina sem sabor (12g)
6 col. (sopa) água
4 saquinhos de chá de capim-cidreira
Raspas de ½ limão

Como Fazer
Pegue o leite e aqueça em uma panela média com o mel e o açúcar. Depois corte as pontinhas (extremidades) de papel dos saquinhos de chá e coloque 3 dentro do leite e deixe ferver. Fique de olho para não derramar no fogão.

Em outro recipiente coloque a água aquecida e o outro saquinho de chá até ele dissolver bem e ficar um chá forte. Depois, corte o saquinho e despeje um pouquinho das ervinhas dentro desta água, tire o saquinho e despeje a gelatina e mexa até dissolver bem. Se esfriar, e ficar um pouquinho dura é só colocar uns segundinhos de volta no microondas que ela volta a amolecer. É importante que a gelatina esteja bem dissolvida.

Desligue o fogo e coloque as raspas de limão, a gelatina derretida, o iogurte e o creme de leite. Mexa muito bem até ter certeza que tudo está bem incorporado. Eu uso um

Despeje em potinhos pequenos e coloque na geladeira de um dia para o outro.

Para servir, desenforme usando uma faca para desgrudar as laterais e com cuidado para não machucar o doce, cubra com geléia. Uma dica para a geléia, é dissolver em um pouquinho de água para ela parecer uma calda, não precisa de grandes esforços, é só pegar um pouco da geléia e colocar em um recipiente com um pouco de água e levar ao microondas de 20 a 30 segundos. Depois misture bem e coloque em cima da Pannacotta.

Minhas sugestões de geléia são: Pimenta, menta e frutas vermelhas.


Clique aqui e veja a receita da Chanfana.

Divirta-se e aproveite!


By Cris Carezatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário