22 de jan. de 2012

Risoto de Camarão

Sempre tive um “quê” para a cozinha. Desde adolescente que faço muitos testes seguindo receitas dos livrinhos que recebia dos Serviços de Atendimento a Clientes das latinhas de leite condensado, de caldos ou aveias. Naquela época, as minhas escolhas eram sempre de doces, tortas, mousses, sorvetes, enfim. Nunca fiz cursos de culinária, apesar de ser um desejo ainda por realizar, mas sempre me aventuro fazendo receitas que vejo na internet, na TV, com os amigos ou inventadas por mim.

Vamos a algumas receitas que já testei e foram aprovadas. Nada complicado, mas com muito sabor.

Sou paraibana, mas me considero mais pernambucana, pois nasci na terra do maior São João do mundo, em Campina Grande, mas ainda criança mudei para Goiana, em Pernambuco e depois Olinda, São Paulo e Recife. Sou jornalista de formação e trabalho com Marketing de Varejo. A cozinha é uma paixão, uma diversão e uma alegria. Faço com muito prazer e vamos ver se vocês gostam também.

Risoto de Camarão

Esta é uma receita rápida e muito gostosa. Apesar de muitas pessoas pensarem que não, este risoto pode ser feito com o arroz branco comum. O segredo está em mexer sempre e fiar atento ao ponto do arroz para que não fique muito mole. Quanto aos camarões, o ideal é que sejam frescos. Mas se só conseguir congelado, é preciso esperar bastante o degelo e dar uma “fervurinha” para liberar toda a água acumulada.

Vamos aos ingredientes:

Para o arroz
1 Cebola, 1 cenoura e 2 dentes de alho picados
3 xícaras de arroz branco (ou próprio para risoto)
Caldo de legumes
Suco de limão
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Camarão
15 unidades
Azeite

Modo de fazer

Camarões
Em uma frigideira com azeite, doure os camarões e reserve.

Refogue a o alho, a cebola e a cenoura em azeite quente. Depois acrescente o arroz e mexa sempre. Acrescente suco de limão e aos poucos o caldo de legumes fervendo e mexendo sempre até o arroz cozinhar. Desligue o fogo e acrescente azeite para dar cremosidade. Acrescente os camarões fritos e sirva.

Cestinha de Queijo Parmesão          


Esta receita é para entrada e seu preparo é uma diversão.

Ingredientes
Para a cestinha
Queijo parmesão ralado grosso

Para a salada
Alface roxa e crespa
Rúcula
Tomates cereja
Agrião

Molho da salada
Azeite
Mostarda
Mel
Sal e Pimenta

Com o queijo já ralado, esquente uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Disponha oi queijo em todo o fundo da frigideira para formar um círculo. Quando estiver tostado na parte inferior, virar o queijo sobre o fundo de um copo e apertar para formar a cesta. Esperar endurecer.

Acrescente a salada na cestinha com o molho e sirva aos amigos.

By Ana Soares 

(Colaboradora do Nordestinos na Cozinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário