1 de ago. de 2010

Fusilli Integral com molho cremoso de camarão, pimenta e ervas


O meu primeiro post aqui no blog será uma receita de massa. Fiz hoje e tive a companhia de bons amigos no almoço. Mas, antes de começar a falar de todo o processo, gostaria abrir parênteses para o principal ingrediente que dá origem ao prato: o camarão.

Não vou contar aqui a história desse crustáceo, mas apenas dizer que os camarões dessa receita foram realmente comprados no Recife, em Pernambuco, vieram de avião nas malas da minha mamma que esteve aqui em sampa por uma semana para fazer um denguinho para a filha saudosa.

Na bagagem dela, por encomenda minha, vieram 6 sacos de 400g de Camarão descascado cozido congelado, tamanho M, da Netuno. Apesar de ter sempre muita saudade dos sabores da terra, não vivo encucada em trazer comida de fora, afinal, São Paulo tem um milhão de possibilidades de ingredientes.

No entanto, depois de ver o mesmo pacote de camarão comprado no Recife por menos de 15 reais, aqui ser vendido por 29 reais no supermercado do bairro, resolvi que até vale a pena trazer um monte deles e guardar congelado sempre que eu for e puder carregar.

De qualquer forma, o prato a seguir não precisa de camarões da marca citada, na falta do contrabando, vou atrás da matéria prima por aqui mesmo. Com certeza, na feira, pode sair bem mais em conta. Afinal, a passagem deles até aqui não é grátis.

RECEITA

O que uso?
300g de fusilli integrale (usei Barilla)
400g de camarões descascados cozidos
1 copo de requeijão (usei Sadia Speciale)
3 colheres de creme de leite
2 colheres de manteiga
Parmesão para ralar em lascas
1 cebola grande bem picadinha (não é ralada)
2 dentes de alho ralados
1 xícara de vinho branco seco
1 limão
Cebolinha verde (separar o talo picadinho da folha picada)
Salsa desidratada
Ervas de provance
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
Azeite de Oliva
Sal

Como eu faço?
Separo por meia hora em uma tigela os camarões temperados com o suco de um limão, pimenta do reino, sal, ervas de provance, salsa desidratada e o vinho.

Refogo na manteiga e no azeite o alho ralado, o talo da cebolinha picada e a cebola inteira picada. Deixo dourar, acrescento uma ou duas pitadas de pimenta calabresa (cuidado para não botar muita!), um pouco de pimenta do reino e o copo de requeijão (pode diluir em um pouco em leite). Misturo tudo em fogo baixo.

Enquanto isso, fervo água em uma panela grande com sal e uma colher de azeite de oliva. Coloco o fusilli e deixo cozinhar. Costumo e prefiro sempre escorrer a massa quando o ponto está al dente.

Com a massa pronta, jogo os camarões temperados no molho cremoso sem deixar o caldo da tigela cair no molho. Jogo o restante cebolinha verde picada, uma pitada de sal, a pimenta do reino e o creme de leite. Mexe bem por 2 minutinhos.

Para terminar, retorno o fusilli à panela grande vazia e despejo o molho do camarão. Misturo tudo em fogo médio. Esse prato é bom servido quente. Depois que for colocado em uma travessa, vale ralar lascas de parmesão por cima e servir.

Um comentário: