19 de set. de 2009

Chambaril

Quando criança eu acredita piamente que o Chambaril era um peixe grande se não o maior. Com o tempo já depois dos meus 8 anos vi que se tratava apenas de uma bela comida a base de carne bovina daquelas que derruba até o delegado.

Pois bem, o Chambaril é feito com ossobuco que nada mas é do que o músculo bovino, a perna do boi - o corte acima da canela e abaixo do joelho. Os italianos chamam de "osso buco" (literalmente osso furado). É o que se conhece também como músculo com osso.

No Nordeste é conhecido como Chambaril e em geral é acompanhado de um pirão feito com o caldo do cozido e arroz branco.

Bem, aqui vai mais uma dessas receitas que resultam em um prato com uma aparência não tão muito boa e que causa uma leve estranheza até para aqueles acostumados a grandes emoções. Porém a recompensa é garantida.

Ingredientes:
4 pedaços de chambaril (ossobuco)
um repolho pequeno cortado em quatro
4 batatas
4 pedaços de abóbora
2 bananas da terra verdes, cortadas em pedaços
cheiro verde
1 folha de louro
1 pimenta vermelhasal a gosto
3 litros de água
Farinha de mandioca o quanto baste

A Peleja:
Ponha os pedaços de chambaril para cozinhar em três litros de água, com cheiro verde (ramos de coentro e cebolinha inteiros), o louro, a pimenta e o sal. Quando a carne estiver bem macia, retire da panela e reserve. Coloque o repolho, as batatas, as bananas e os pedaços de abóbora (conhecido no Nordeste como Jerimum) no caldo até ficarem bem cozidos sem desmanchar. Retire do caldo e reserve.

Coe o caldo, corrija o sal e leve-o ao fogo para fazer o pirão. Vá colocando a farinha de mandioca pouco a pouco sem parar de mexer até engrossar. Aqueça a carne e os legumes e sirva.

Pronto!!! Bom apetite!!!

5 comentários:

  1. É um dos Pratos mais procurado em toda região...muito saboroso e fácil de fazer, não tem mistério, é ter um bom tempero sem exagero..é uma Delícia,vem conhecer,nossa culinária,amados de todos País.Temos prazer...

    ResponderExcluir
  2. Só não concordo quando diz que a aparência não é boa.

    ResponderExcluir
  3. eu tambem.... essa mulher parece que nunca comeu e nem viu chanbaril ou chabari como dizemos no tocantins ne

    ResponderExcluir
  4. é muito parecido o q os paulistas chamam de cozido. vou tentar ver sua origem me parece portuguesa,mas é sempre uma delícia

    ResponderExcluir