11 de set. de 2010

A moqueca de uma pernambucana na legítima e incrível panela de barro capixaba



Há mais ou menos um mês, fiz às pressas uma receita de moqueca de peixe com camarão da minha cabeça. O resultado ficou razoável, mas ainda faltava uma certa dedicação da minha parte ao prato. No dia seguinte a essa primeira tentativa, recebi um telefonema de Nando e Anna, um casal de amigos pernambucanos e queridos vizinhos cobaias das minhas receitas aqui em sampa, eles estavam em Vitória (ES) e queriam me informar que trariam um presente de lá. Pois bem, eis que ganhei deles uma legítima panela de barro capixaba. Fiquei muito feliz e pra lá de agradecida.

Bom, por isso, eu tratei de me empenhar no preparo de uma moqueca de peixe com bastante dedicação em agradecimento ao casal. Uma difícil tarefa, por sinal, já que os dois voltaram recentemente de Vitória após provar e aprovar moquecas das mais diversas por lá, inclusive uma de banana da terra. De qualquer maneira, é tentando que se aprende. E é tentando de novo e de novo, que se aprimora uma receita. Ao menos, tento acreditar nisso. Por isso, vamos lá à moqueca.

O que eu uso?

1kg de peixe em postas (usamos cioba e pargo porque não tivemos muita opção)
400g de camarões descascados cozidos
4 colheres de polpa de tomate
2 cebolas grandes picadas em cubos
4 tomates fatiados
3 dentes de alho picados
1/2 pimentão vermelho e 1/2 pimentão amarelo em rodelas
1 colher de sopa de azeite de dendê
100ml de leite de coco
Cebolinha e salsinha picadas a gosto
Azeite de oliva
2 limões
2 pitadas de pimenta calabresa
Sal e pimenta do reino a gosto

Como eu faço?

Separe as postas de peixe em um recipiente com limão, sal e pimenta do reino por 15 minutos. Faça o mesmo com os camarões em outro recipiente. Forre o fundo a panela de barro com azeite, cebola, tomate, cebolinha e salsinha. Disponha as postas de peixe e cubra novamente de verduras.



Acrescente a polpa de tomate, sal e pimenta do reino. Tape a panela e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Abra a panela e acrescente o dendê, os pimentões em rodelas, a pimenta calabresa, mais salsinha e deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo médio.



O próximo passo é acrescentar o leite de coco e os camarões. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Antes de terminar, verifique como está o sal no molho e o cozimento do peixe. Para finalizar, acrescente mais cebolinha picada e sirva bem quente.



Ahhh! A panela de barro é fantástica, vale a pena ter uma, vai manter o prato bem quente, coloquei na mesa e quando destampamos ainda borbulhava.



A moqueca acompanhou arroz branco com aroma de ervas e uma boa conversa entre amigos.

Obrigada, Nando e Anna, pelo belo presente e pela companhia.

Um comentário:

  1. Mi, minha filha do coração. A moqueca que você fez, e todos os outros pratos, devem ter ficado maravilhosos. Você coloca 'AMOR' em tudo o que faz. Esse é o seu segredinho!
    Beijos carinhosos!
    Cidoca 13/09/10 - 16h19

    ResponderExcluir