6 de set. de 2010

O Pão Integral de Linhaça



Bem, no ano de 2000 tive uma experiência um tanto radical na gastronomia, uma época onde a minha semana se resumia a jogar Capoeira na UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco) com o grande Mestre Corisco e trilhas de bike aos domingos (na mata de Brennand) com o grande irmão e amigo Plínio Uchoa.

Uma época onde aprendi muito sobre saúde e bem estar. Digo que tinha uma ótima qualidade de vida para aquele momento, pois qualidade de vida depende apenas de você, ou seja, você tem que estar no lugar certo, na hora certa e o mais importante, querer estar lá. Esse foi o meu momento no ano de 2000, Capoeira e Bike, momento impar em minha vida.

Radicalizei um pouco, confesso, pois parti para a Macrobiótica (durante um ano) que enfatiza uma alimentação a base de cereais integrais cultivados localmente, legumes e produtos de soja fermentada, combinados em refeições pelo princípio das propriedades do yin e yang.

Foi ai que conheci intimamente o Pão Integral, onde praticamente era meu lanche da tarde de todos os dias acompanhado com um belo mel de abelha.

Desta forma, passo pra vocês uma receita que não é tão radical quanto a Macrobiótica (que admiro até hoje) mas que trás sabores inigualáveis e que fazem você se sentir no lugar certo, na hora certa ao degustá-lo.

Ingredientes:

600 gramas de farinha de trigo branca
400 gramas de farinha integral
10g de fermento biológico instantâneo
550 ml de água morna
60 gramas de manteiga
20 gr de sal
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
4 colheres de semente de linhaça
1 ovo.

Obs. O Pão Integral para a Macrobiótica é bem mais radical e a manteiga  passa longe.

A Peleja:

Misture os secos (Farinha de trigo branca, Farinha de trigo integral e o fermento biológico).

Depois de conseguir uma mistura homogênea acrescente a água morna aos pouco e vá fazendo a argamassa até você conseguir uma massa que não grude nos dedos.

Na sequencia acrescente o sal e depois de misturar mais um pouco vá adicionando o açúcar mascavo e as sementes de linhaça.

Adicione a manteiga (importante que ela esteja mais do que a temperatura ambiente para misturar rapidamente). Neste caso, tirei da geladeira e levei por 20 segundos no microondas. Atenção, ela não pode ficar líquida, apenas amolecida.

Depois de amassar a massa buscando uma forma homogênea deixe descansar coberta com um pano por 30 minutos para que o fermento faça seu trabalho. Você vai perceber que a massa praticamente dobra de tamanho.


Coloque a massa em duas formas de pão (a quantidade dá exatamente para duas). Ou se preferir coloque a massa inteira em uma assadeira comum.

Usei a assadeira de teflon para não ter o trabalho de untá-la.


Pincele a massa com uma mistura de um ovo com um pouco de água , conhecido como egg wash, para dar aquele brilho na parte superior do pão.

Jogue um pouco de linhaça sobre o pão e leve ao forno a 290 graus por 45 minutos.

Como diz o bom Pernambucano: Pronto!!!!


Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário