2 de ago. de 2010

Cardápio para festinha com os amigos



Sempre gostei de receber meus amigos na minha casa para celebrar diversas questões: vida, aniversário, amizade, livros, roupas e acessórios, etc.

E são nessas ocasiões que normalmente experimento novas receitas e cardápios.

Resolvi compartilhar com vocês 4 cardápios: o primeiro (o que posto aqui agora) foi o cardápio de uma tarde literária que aconteceu em 2008 lá em casa. Depois postarei o cardápio de um Bazar de roupas e acessórios, o cardápio do meu chá de panela e finalmente o cardápio da minha festa de casamento (sim, eu montei o cardápio da festa!).

Com isso espero dar idéias para vocês quando quiserem receber seus amigos em casa. E vamos combinar, nada melhor do que fazer festinhas na sua própria casa!

Vamos ao cardápio da tarde literária:



O que servi:
  • Finger foods: Mini cups de couscous marroquino, Stick de camarão com abacaxi, Stick de figo e parma
  • Pães e queijos
  • Mini torta de banana integral
  • Para beber: Espumante, Suco de fruta, Água mineral
Receitas:
  • Para o couscous marroquino, ver essa receita aqui. Depois de pronto, é só colocar naqueles mini copinhos descartáveis transparentes, com uma colherzinha descartável e pronto: arrume numa linda bandeja e faça de conta que deu muito trabalho para fazer.

  • Para o stick de camarão com abacaxi:
    Camarões graúdos sem casca e sem cabeça (mas com o rabo),
    1 abacaxi pérola cortado em cubinhos,
    Pimenta do reino, sal, manteiga, azeite,
    Uma frigideira ou chapa e
    Palitinhos (ou de madeira ou de plástico - na tok stok tem uns fofos)

    Lavar os camarões com limão.
    Ferver uma quantidade de água suficiente para cobrir os camarões. Quando a água estiver fervendo, colocar os camarões e esperar 2 minutos (não pode passar mais tempo, se não o bichinho fica borrachudo).
    Escorrer os camarões numa peneira e esquentar a frigideira.
    Enquanto a frigideira esquenta, salpique sal e pimenta do reino nos camarões.
    Arrume um prato com papel toalha para colocar os camarões assim que eles saírem da frigideira.
    Coloque a manteiga na frigideira e na sequência coloque azeite (o azeite garante que a manteiga não queime). Vá colocando os camarões e grelhando os bichinhos dos dois lados (eles já estão cozidos, esse processo é para deixá-los mais suculentos. Não pode demorar muito). Depois que grelhar dos dois lados, coloque no prato com papel toalha.
    Ao final, juntar um cubinho de abacaxi com 1 camarão - tudo no palitinho.
    É só arrumar numa bandeja linda e servir.

  • Para o stick de figo e parma:
    Presunto parma em fatias
    Figo in natura cortado em 4
    Melado de cana
    1 Limão siciliano
    Folhas de manjericão
    Sal e pimenta do reino
    Palitinhos.

    Lavar os figos e cortar em 4 pedaços. Enrolar uma fatia de presunto cru num pedaço de figo + uma folhinha de manjericão e espetar um palitinho. Fazer um molhinho com 1 colher de sopa de melado de cana + o sumo do limão siciliano + sal e pimenta do reino a gosto.
    Arrumar os palitinhos de figo + parma + manjericão numa bandeja (as de vidro, tipo tábua, são as mais bonitas) e jogar displicentemente uns fios do molho em cima dos palitinhos. Voilá!

  • Mini torta de banana integral: 2 ovos inteiros, 4 bananas nanica, 3/4 xícara de óleo de canola, 1/2 xícara de mel, 1 mamão papaya médio, 1 xícara de aveia em flocos, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de farinha de trigo integral, 1 colher de fermento em pó.

    No liquidificador bater o mamão picado com o óleo, os ovos, o açúcar, a aveia e o mel. Em uma tigela colocar as bananas picadas e a farinha. Despejar a mistura do liquidificador, misturar bem e colocar o fermento. Untar uma forma e levar ao forno preaquecido. Depois de pronto, corte em pedacinhos e sirva, arrumando um pedacinho por cima do outro. Fica lindo e chique.
É isso, pessoal. Espero que gostem. Testem e contem como foi.

2 comentários: