25 de ago. de 2010

O Bolo de Rolo - The Return


Depois da grande trilogia:

Bolo de Rolo I- Um Belo Rocambole Paulistano
Bolo de Rolo II - O Desastre do Tareco
Bolo de Rolo III - A Culpa foi do Galego

Vem ai, " Bolo de Rolo - The Return ".

Confesso que apesar das dificuldades que passei no ano de 2009, não desanimei um só minuto e venho me aprofundando "teoricamente" sobre a bela arte do Bolo de Rolo. Os ensaios foram diários e agora me  sinto pronto para por em prática toda a teoria adquirida.

Alguns cuidados serão necessários para evitar um novo fracasso, tais como:

1.Deixar de lado a visão Paulistana sobre o Bolo de Rolo: "Apenas um belo Rocambole";

2. Pensar menos na infância que passei na cidade Palmares, zona da mata do estado de Pernambuco, onde o Tareco fazia parte quase que diariamente dos lanches da tarde;

3. Manter uma distância segura do Bairro do Brooklin, principalmente da residência do amigo Adauto (vulgo: O Galego).

Pronto.

Começa aqui mais um capítulo de minha história e nos próximos dias postarei o resultado.

Jason is Live!!!!!!!!!!!

23 de ago. de 2010

Pannacotta - Uma sobremesa leve

Este final de semana, fizemos em casa um prato português chamado Chanfana. Ele é feito com carne de carneiro demora quase 3 dias para ficar pronto e é uma delícia.

Com este prato super pesado, o meu desafio foi fazer uma sobremesa que fosse leve e saborosa. Então escolhi a Pannacotta, e como vi algumas adaptações interessantes, e resolvi dar meu toque mágico a ela.

A receita é super simples e rápida de fazer. Eu preferi usar coisas um pouco menos calorias e deu certo.

Ingredientes
2 xícaras de leite (de preferência desnatado)
1 pote de iogurte desnatado (90g)
1 col. (sopa) de mel
2 col. (sopa) de açúcar cristal
1 lata de creme de leite
1 saquinho de gelatina sem sabor (12g)
6 col. (sopa) água
4 saquinhos de chá de capim-cidreira
Raspas de ½ limão

Como Fazer
Pegue o leite e aqueça em uma panela média com o mel e o açúcar. Depois corte as pontinhas (extremidades) de papel dos saquinhos de chá e coloque 3 dentro do leite e deixe ferver. Fique de olho para não derramar no fogão.

Em outro recipiente coloque a água aquecida e o outro saquinho de chá até ele dissolver bem e ficar um chá forte. Depois, corte o saquinho e despeje um pouquinho das ervinhas dentro desta água, tire o saquinho e despeje a gelatina e mexa até dissolver bem. Se esfriar, e ficar um pouquinho dura é só colocar uns segundinhos de volta no microondas que ela volta a amolecer. É importante que a gelatina esteja bem dissolvida.

Desligue o fogo e coloque as raspas de limão, a gelatina derretida, o iogurte e o creme de leite. Mexa muito bem até ter certeza que tudo está bem incorporado. Eu uso um

Despeje em potinhos pequenos e coloque na geladeira de um dia para o outro.

Para servir, desenforme usando uma faca para desgrudar as laterais e com cuidado para não machucar o doce, cubra com geléia. Uma dica para a geléia, é dissolver em um pouquinho de água para ela parecer uma calda, não precisa de grandes esforços, é só pegar um pouco da geléia e colocar em um recipiente com um pouco de água e levar ao microondas de 20 a 30 segundos. Depois misture bem e coloque em cima da Pannacotta.

Minhas sugestões de geléia são: Pimenta, menta e frutas vermelhas.


Clique aqui e veja a receita da Chanfana.

Divirta-se e aproveite!


By Cris Carezatto

22 de ago. de 2010

Chanfana



Recentemente um amigo esteve viajando por Portugal e provou este prato. Segundo ele, um dos mais gostosos da viagem. Resolvi pesquisar, pois nunca tinha ouvido falar e obviamente testar para saber se é boa mesmo. E para não correr riscos, chamei o próprio para degustar com a gente e dizer se ao menos se parece com o que ele provou durante a viagem. Afinal, amigos são pra isso mesmo... Então vamos ao que interessa.

Esta receita é típica dos nossos patrícios bigodudos, mas precisamente da região da Beira Litoral. Originariamente é feita com carne de cabra/bode. Eu fiz com carne de cordeiro/carneiro, ora pois.

Tu vais precisaire de:
~ Aproximadamente 1,5kg de carne de cabra/bode/carneiro/cordeiro, cortada em pedaços de tamanho médio.
~ 130ml de azeite (português, vai)
~ Punhado de sal grosso
~ Colorau
~ 2 ou 3 cabeças de alho inteiras e sem neurônios
~ Folhas de louro
~ 1 Ramo de alecrim
~ Pimenta do reino para moer na hora
~ Uma garrafa de vinho tinto (português?)
~ Uma panela de barro

Como fazêire:
Esta receita só não é mais fácil do que preparar um pão com ovo.
Coloque os pedaços de carne de maneira organizada junto com as cabeças de alho inteiras, com casca e tudo. Rasgue umas folhas de louro, coloque por cima, jogue o sal grosso distribuído, sem excesso, por toda a panela assim como o colorau. Moa um pouco de pimenta do reino. Despeje o azeite lentamente por toda a panela, regando bem os pedaços de carne e as cabeças de alho. Para finalizar despeje uma garrafa de vinho inteira por sobre as carnes. Tampe e deixe marinando de um dia para outro. Em seguida, leve ao forno (isso mesmo. Ao forno!) na temperatura mais baixo que der (entre 140 e 160 graus). Deixe lá dentro e esqueça.
A previsão é que leve mais de 3 horas cozinhando lentamente. Para compartilhar com vocês a minha expectativa, resolvi escrever a receita neste “pequeno” intervalo.
Portanto, não sei bem como vai ficar. Mas prometo ir atualizando. Abaixo, a primeira foto é da organizaçao dos ingredientes. A segunda, tirei após 1 hora de forno, para ver como estava todo mundo.
Em breve atualizo com mais fotos.



Up Date:
Bom... ja adianto que não são três horas de cozimento...
Neste momento a Chanfana à Dorival Caymmi completa 5 horas de forno. A foto pode ser vista abaixo. Apesar da demora, o cozimento lento está deixando a carne bem macia e suculenta. Como irei servir somente amanhã a noite, irei manter mais uma hora no forno, somente então desligo o fogo e deixo a carne "descansando" até amanhã. Antes de servir, irei aquecer a penela, já no fogão, mas em fogo baixo.
Amanhã eu posto o "gran finale".



up date 2:
Depois de passar toda a segunda feira apurando, tirei a panela do forno e coloquei no fogão para finalmente servir a tão esperada chanfana. A carne estava super macia e soltando completamente. Enquanto esquentava em fogo baixo, preparei um arroz com macadamias e cozinhei algumas batatas bolinha.
Abri um bom vinho português e servi.
O prato realmente é uma delicia, de sabor bastante apurado e marcante. Abaixo a foto do resultado final e a cara dos provadores de plantão... apesar da demora vale muito a pena experimentar.
E como dizem os portugas quando se despedem: tchau!
Por "chef Di Menezes"

Resultado Final


Provadores de Plantão



Last Up Date

Hoje, dia 21/08 eu resolvi fazer novamente a Chanfana e inclusive atualizar a receita.
A primeira coisa que fiz, nesta segunda versão foi não usar cebola. Como o objetivo do cozimento lento é deixar um molho bastante grosso e quando usamos a cebola, junta muita "água". Então, estou testando sem cebola.

abaixo a foto dos ingredientes em plena marinada.


Depois de marinar, deixei-a no forno por 6 horas e meia, num cozimento lento. As carnes ficaram supermacias e o molho bastante encorpado. Aconselho que nas últimas três horas, você ponha as batatas pequenas, para que peguem o gosto do caldo. Se precisar acrescente mais vinho. Essa chanfana levou praticamente uma garrafa e meia de vinho tinto, para algo em torno de 2,5kg de carne.
Quando completar as 6h de forno, desligue e deixe a panela dentro do forno mesmo, para que vá esfriando lentamente, até o dia seguinte. Meia hora antes de servir, aqueça tudo, neste caso, direto no fogão mesmo. Desta vez fizemos também um arroz, só que com amêndoas, no lugar das macadâmias. Ficou delicia total.

O Gran Finale:
Está o final de tudo.



Espero que apreciem.

encerro novamente, como os portugas costumam se despedir dos amigos:
"au revoir" ou "до свидания"

by Adauto Menezes

Salmão e Salada ao Molho de Maracujá


Domingo, dia 22 de Agosto de 2010, temperatura: 26°C, pressão: 1024hPa, direção do vento: ENE, Intensidade do vento: 5nós, condição: alguma nebulosidade, umidade: 28%, ou seja, dia perfeito para cozinhar na cidade de Sampa. Como a paciência e a fome não entram em um acordo, vou partir para uma receita básica onde a entrada são cogumelos na cachaça (que já postei aqui) e como prato principal teremos um Salmão grelhado acompanhado de uma salada ao molho de maracujá.

Ingredientes:

1 filet de Salmão com pele (200g)
alface americana
100g queijo de bufala
1 colh. sopa de suco concentrado de maracujá
vinagre balsâmico
3 gotas de adoçante
2 colheres sopa de azeite
pimenta e sal.

O Clima:

Bairro da Saúde em Sampa

A Entrada:



A Peleja:

Faça cortes rasos de 1 em 1 centimetro na superfície do salmão (lado com a pele). Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite e ponha o salmão para grelhar com a pele para baixo. Vire quando estiver crocante.

Lave a alface e o queijo branco e arrume no prato. Em um prato fundo ponha 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, uma pitada de sal, 1 colher de sopa do suco de maracujá, 3 gotas de adoçante. Vá misturando com um garfo e ao mesmo tempo acrescentando o azeite (2 colheres) Tempere a salada e retire o salmão.

O que deu certo:

Quase tudo.

O que deu errado:

Acostumado a fazer Sushi, sempre acho que o Salmão é bom cru e sem tempero. Deveria ter temperado com mais um pouco de sal e pimenta. 

Acompanha:

Bach - Cello Suite No. 1 in G major - Prelude

Pronto!!!!

3 de ago. de 2010

Pipoca doce da infância



Uma das minhas principais recordações da infância tem sabor de pipoca doce de chocolate caramelizada em casa. Isso porque eu vivi quase toda a vida perto de uma fábrica de pipocas em Olinda. Era comum algum adulto comprar um sacão com 20 sacos de pipocas, doces (açucaradas) ou salgadas na manteiga.

Lá em casa era assim, sempre que a minha mãe comprava as pipocas, costumava levar apenas as pipocas salgadas, pois ela se encarregava de transformar parte das pipocas em achocolatadas. E eu costumava me acabar a tarde inteirinha no pote de pipocas.

Outro dia, olhei para um saco de pipocas salgadas de microondas no armário de casa e não deu outra, bateu a nostalgia. Resolvi botar em prática.

De olho gordo que eu sou, na receita da minha mãe, resolvi acrescentar alguns pedaços de um ovo de páscoa Alpino que ainda sobrevive lá em casa. Ficou ótimo.

O que eu uso?

01 saco de pipoca de microondas (de preferência sem sal e manteiga).
02 colheres de Nescau (chocolate em pó)
03 colheres de açúcar
Pedaços de chocolate ao leite (opcional)

Como eu faço?

Prepare a pipoca de microondas conforme a orientação no pacote.
Em uma panela, junte os outros ingredientes (açúcar, chocolate em pó e chocolate ao leite) e derreta tudo, mexendo em fogo baixo. É importante estar atento e ter muito cuidado para não queimar. Quando a calda estiver escura e uniforme, pode jogar a metade da pipoca de microondas na panela e vá mexendo para caramelizar tudo. A outra metade ficou salgada pro filminho.

Pronto.


Obs: na infância, não tinha isso de pipoca de microondas, ou fazia com pipoca feita na panela com milho ou com pipoca industrializada (aquelas com gosto de isopor), justamente as que a gente comprava na fábrica de pipocas.

2 de ago. de 2010

Cardápio para festinha com os amigos



Sempre gostei de receber meus amigos na minha casa para celebrar diversas questões: vida, aniversário, amizade, livros, roupas e acessórios, etc.

E são nessas ocasiões que normalmente experimento novas receitas e cardápios.

Resolvi compartilhar com vocês 4 cardápios: o primeiro (o que posto aqui agora) foi o cardápio de uma tarde literária que aconteceu em 2008 lá em casa. Depois postarei o cardápio de um Bazar de roupas e acessórios, o cardápio do meu chá de panela e finalmente o cardápio da minha festa de casamento (sim, eu montei o cardápio da festa!).

Com isso espero dar idéias para vocês quando quiserem receber seus amigos em casa. E vamos combinar, nada melhor do que fazer festinhas na sua própria casa!

Vamos ao cardápio da tarde literária:



O que servi:
  • Finger foods: Mini cups de couscous marroquino, Stick de camarão com abacaxi, Stick de figo e parma
  • Pães e queijos
  • Mini torta de banana integral
  • Para beber: Espumante, Suco de fruta, Água mineral
Receitas:
  • Para o couscous marroquino, ver essa receita aqui. Depois de pronto, é só colocar naqueles mini copinhos descartáveis transparentes, com uma colherzinha descartável e pronto: arrume numa linda bandeja e faça de conta que deu muito trabalho para fazer.

  • Para o stick de camarão com abacaxi:
    Camarões graúdos sem casca e sem cabeça (mas com o rabo),
    1 abacaxi pérola cortado em cubinhos,
    Pimenta do reino, sal, manteiga, azeite,
    Uma frigideira ou chapa e
    Palitinhos (ou de madeira ou de plástico - na tok stok tem uns fofos)

    Lavar os camarões com limão.
    Ferver uma quantidade de água suficiente para cobrir os camarões. Quando a água estiver fervendo, colocar os camarões e esperar 2 minutos (não pode passar mais tempo, se não o bichinho fica borrachudo).
    Escorrer os camarões numa peneira e esquentar a frigideira.
    Enquanto a frigideira esquenta, salpique sal e pimenta do reino nos camarões.
    Arrume um prato com papel toalha para colocar os camarões assim que eles saírem da frigideira.
    Coloque a manteiga na frigideira e na sequência coloque azeite (o azeite garante que a manteiga não queime). Vá colocando os camarões e grelhando os bichinhos dos dois lados (eles já estão cozidos, esse processo é para deixá-los mais suculentos. Não pode demorar muito). Depois que grelhar dos dois lados, coloque no prato com papel toalha.
    Ao final, juntar um cubinho de abacaxi com 1 camarão - tudo no palitinho.
    É só arrumar numa bandeja linda e servir.

  • Para o stick de figo e parma:
    Presunto parma em fatias
    Figo in natura cortado em 4
    Melado de cana
    1 Limão siciliano
    Folhas de manjericão
    Sal e pimenta do reino
    Palitinhos.

    Lavar os figos e cortar em 4 pedaços. Enrolar uma fatia de presunto cru num pedaço de figo + uma folhinha de manjericão e espetar um palitinho. Fazer um molhinho com 1 colher de sopa de melado de cana + o sumo do limão siciliano + sal e pimenta do reino a gosto.
    Arrumar os palitinhos de figo + parma + manjericão numa bandeja (as de vidro, tipo tábua, são as mais bonitas) e jogar displicentemente uns fios do molho em cima dos palitinhos. Voilá!

  • Mini torta de banana integral: 2 ovos inteiros, 4 bananas nanica, 3/4 xícara de óleo de canola, 1/2 xícara de mel, 1 mamão papaya médio, 1 xícara de aveia em flocos, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de farinha de trigo integral, 1 colher de fermento em pó.

    No liquidificador bater o mamão picado com o óleo, os ovos, o açúcar, a aveia e o mel. Em uma tigela colocar as bananas picadas e a farinha. Despejar a mistura do liquidificador, misturar bem e colocar o fermento. Untar uma forma e levar ao forno preaquecido. Depois de pronto, corte em pedacinhos e sirva, arrumando um pedacinho por cima do outro. Fica lindo e chique.
É isso, pessoal. Espero que gostem. Testem e contem como foi.

1 de ago. de 2010

Fusilli Integral com molho cremoso de camarão, pimenta e ervas


O meu primeiro post aqui no blog será uma receita de massa. Fiz hoje e tive a companhia de bons amigos no almoço. Mas, antes de começar a falar de todo o processo, gostaria abrir parênteses para o principal ingrediente que dá origem ao prato: o camarão.

Não vou contar aqui a história desse crustáceo, mas apenas dizer que os camarões dessa receita foram realmente comprados no Recife, em Pernambuco, vieram de avião nas malas da minha mamma que esteve aqui em sampa por uma semana para fazer um denguinho para a filha saudosa.

Na bagagem dela, por encomenda minha, vieram 6 sacos de 400g de Camarão descascado cozido congelado, tamanho M, da Netuno. Apesar de ter sempre muita saudade dos sabores da terra, não vivo encucada em trazer comida de fora, afinal, São Paulo tem um milhão de possibilidades de ingredientes.

No entanto, depois de ver o mesmo pacote de camarão comprado no Recife por menos de 15 reais, aqui ser vendido por 29 reais no supermercado do bairro, resolvi que até vale a pena trazer um monte deles e guardar congelado sempre que eu for e puder carregar.

De qualquer forma, o prato a seguir não precisa de camarões da marca citada, na falta do contrabando, vou atrás da matéria prima por aqui mesmo. Com certeza, na feira, pode sair bem mais em conta. Afinal, a passagem deles até aqui não é grátis.

RECEITA

O que uso?
300g de fusilli integrale (usei Barilla)
400g de camarões descascados cozidos
1 copo de requeijão (usei Sadia Speciale)
3 colheres de creme de leite
2 colheres de manteiga
Parmesão para ralar em lascas
1 cebola grande bem picadinha (não é ralada)
2 dentes de alho ralados
1 xícara de vinho branco seco
1 limão
Cebolinha verde (separar o talo picadinho da folha picada)
Salsa desidratada
Ervas de provance
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
Azeite de Oliva
Sal

Como eu faço?
Separo por meia hora em uma tigela os camarões temperados com o suco de um limão, pimenta do reino, sal, ervas de provance, salsa desidratada e o vinho.

Refogo na manteiga e no azeite o alho ralado, o talo da cebolinha picada e a cebola inteira picada. Deixo dourar, acrescento uma ou duas pitadas de pimenta calabresa (cuidado para não botar muita!), um pouco de pimenta do reino e o copo de requeijão (pode diluir em um pouco em leite). Misturo tudo em fogo baixo.

Enquanto isso, fervo água em uma panela grande com sal e uma colher de azeite de oliva. Coloco o fusilli e deixo cozinhar. Costumo e prefiro sempre escorrer a massa quando o ponto está al dente.

Com a massa pronta, jogo os camarões temperados no molho cremoso sem deixar o caldo da tigela cair no molho. Jogo o restante cebolinha verde picada, uma pitada de sal, a pimenta do reino e o creme de leite. Mexe bem por 2 minutinhos.

Para terminar, retorno o fusilli à panela grande vazia e despejo o molho do camarão. Misturo tudo em fogo médio. Esse prato é bom servido quente. Depois que for colocado em uma travessa, vale ralar lascas de parmesão por cima e servir.

Sobremesa de Morango


Estava naquela priguiçinha safada do sábado, zapiando pelos canais da NET quando encontrei um programa não muito bom sobre cozinha onde a Chef fazia uma simples sobremesa de morangos caramelizados com sorvete de creme. O detalhe que me chamou a atenção e me deixou curioso, foi que ela adicionou vinagre balsâmico no momento que estava caramelizando os morangos. Pronto, bateu a vontade de fazer a receita pra saber que bicho ia dar.

Aprovado, o vinagre balsâmico superou as espectativas junto com o morango caramelizado e o sorvete de creme.

Segue a receita:

Ingredientes

400gr de Morangos
1 xícara  de chá de açucar
50gr de manteiga
40 ml de vinagre de balsâmico

A Peleja:

Refogue os morangos inteiros na manteiga e acrescente o açucar (falei inteiros!!!!);

Depois de alguns minutos com os moragos já caramelizados é hora de adicionar o vinagre balsâmico misturando bem (ainda com o fogo ligado);

Após mistura-los bem, coloque os morangos juntamente com sua calda em uma taça de sobremesa e adicione o sorvete de creme.

Pronto!!!