23 de set de 2009

Bolo de Rolo Pernambucano



Enfim, depois de alguns meses de estudo profundo sobre a arte do Bolo de Rolo, cheguei à receita que acredito ser uma das mais praticadas. O resultado da peleja foi satisfatório para uma primeira vez, mas estou consciente que ainda tenho muito que melhorar.

O que era pra ser feito em 40 minutos foi feito em duas horas. Porém, o momento foi bastante proveitoso e o sabor se não ficou 100% chegou bem perto.
Preciso agora de assadeiras mais rasas (profundidade de 1 cm) pois a de 3 cm me deu trabalho para deixar a massa fininha (coisa que não consegui).

Bem.....isso tudo é só o começo, apenas um belo começo, pois cada dia que passa encontro uma nova receita com um pulo do gato diferente ou uma dica de alguém que sabe fazer melhor.

Aqui segue a receita, mas que não será a definitiva pois estou com outra na agulha para os próximos dias:

Bolo de Rolo Pernambucano

Ingredientes:

250g de manteiga
250g de açúcar de confeiteiro
250g de ovos (cerca de 5 unidades médias)
250g de farinha de trigo peneirada

400g de goiabada cremosa dissolvida com um pouco de água morna
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

A Peleja:

Preaqueça o forno em temperatura quente (250ºC).

Bata a manteiga com o açúcar, até obter uma mistura clara e fofa.

Adicione os ovos um a um, misturando, até homogeneizar. Depois de bem incorporados, acrescente a farinha aos poucos e continue misturando, para obter uma massa cremosa e fácil de espalhar.

Espalhe a massa uniformemente, em camadas "extremamente finas", sobre quatro assadeiras retangulares, untadas e enfarinhadas.

Leve ao forno preaquecido (uma assadeira de cada vez), por cerca de 5 a 10 minutos. A massa não deve crescer.

Retire as assadeiras do forno. Desenforme a primeira camada de massa sobre um pano branco polvilhado com açúcar, passe uma camada de goiabada em cima, com a ajuda de uma espátula, e enrole bem apertado. Desenforme a segunda camada de massa sobre o pano e espalhe mais um pouco da goiabada. Enrole essa segunda massa sobre o rolo que já estava pronto, apertando bem e formando um rolo mais grosso.
*
Repita a operação com as duas outras camadas de massa e, no final, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
*
Pronto!!! Só sei que foi assim!!! Mas vai melhorar.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário