2 de set. de 2009

Farofa d´agua

A farofa é um prato culinário salgado de acompanhamento da cozinha brasileira cujo ingrediente principal é a farinha de mandioca ou a farinha de milho, geralmente passada na gordura à qual podem ser acrescentados inúmeros outros ingredientes, tais como: miúdos, milho, bacon torrado, lingüiça frita, ovos, salsa, cebola, banana, couve entre outros.

É um prato bastante popular no Brasil, tendo sua origem registrada no período colonial, em várias cozinhas regionais, servindo de acompanhamento a assados de carne, ave ou peixe. Por ser um alimento de baixo custo e fácil de preparar, é muito comum entre os trabalhadores.

Aqui segue mais uma receita maravilhosa, de um prato simples e que teria tudo pra dar errado. A farofa com água ou mais conhecida como farofa d´agua.


Ingredientes

2 copo(s) de farinha de mandioca crua

2 colher(es) (sopa) de margarina

1 unidade(s) de cebola roxa

1/2 xícara(s) (chá) de água

quanto baste de cheiro-verdequanto baste de sal

A Peleja


Frite a cebola picadinha na manteiga somente até murchar. Tempere com sal. Adicione a água, o cheiro-verde e a farinha e, mexa e deixe criar as bolotas características da farofa. Se ficar muito úmida, adicione mais farinha a gosto.

Acompanhamento

Tudo que tiver molho



Bom apetite!!!

2 comentários:

  1. Muito bom mesmo, lembro-me quando era criança que minha mãe fazia.
    Saudades eternas da minha mãe!!!
    Te Amo Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. uma delicccciiia!!!
    adorava quando ia pra casa de minha tia no interior e ela fazia..

    ResponderExcluir