7 de fev. de 2010

Camarão na Moranga

Camarão na Moranga de Dona Hildete 

O Camarão na Moranga é um prato típico da culinária praiana do Brasil, preparado com a abóbora de formato típico chamada moranga, recheada com camarão e queijo fundido.

Esse é um dos pratos mais conhecidos do restaurante Oficina do Sabor que fica em Olinda-PE. Um prato muito especial que leva o nome de "Jerimum Frevo é". Quem vai a Recife ou a Olinda não pode deixar de visitá-lo e conhecer o grande Chef César Santos.

De férias em Recife fui agraciado por minha querida mãe (Dona Maria Hildete) por este prato inigualável.

A criatividade do Chef César Santos faz com que o Camarão na Moranga se torne um verdadeiro FREVO.

A palavra FREVO vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.

É desta forma que as pessoas ficam ao degustar este prato.

Vamos frevar?

INGREDIENTES:

15 Camarões pré-cozidos e descascados
4 Lagostas pré-cozidas e descascadas
2 Xícaras de calda de maracujá
½ Cebola cortada em tirinhas
1 Colher (sopa) manteiga
1 Colher (sopa) azeite de oliva
1 Colher (sopa) mostarda
1 Colher (chá) tempera tudo
10 Frutos de zimbro
1 Colher (chá) endro
1 Jerimum jacarezinho de 1,½ kg
1 Colher (sopa) requeijão

PREPARO:

Dore a cebola na manteiga e no azeite, acrescente a calda de maracujá com um pouco de água, tempere com o restante dos ingredientes, coloque os camarões e as lagostas, deixe cozinhar um pouco e engrosse com a maizena diluída na água, reserve. Abra o jerimum com um tampo, retire toda a semente, lave a casca com sabão e água, coloque no forno em um tabuleiro com água, deixe cozinhar entre 30 e 40 minutos. Depois do jerimum cozinhado, recheie com o creme de maracujá já preparado e finalize com a colher de requeijão.


Inté!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário