Mesmo a trabalheira para botar esse blog no ar tenha ficado por conta do Lula, como sou a única moça do grupo, tenho prioridade na postagem, né não?
E para isso, escolhi uma receita leve, fácil, rápida e gostosa, para começarmos nossa aventura culinária aqui no Nordestinos na Cozinha.
Vendo a foto, parece um bolo de chocolate com granulado por cima...hummm...
Mas não é!!!!
É um saudável pão integral de minuto!
Eu já escolho a fôrma de bolo pra tornar o pão mais atrativo...e o que parece ser granulado, é, na verdade, linhaça.
Bem, a escolha de um pão integral para iniciar nosso blog tem uma justificativa bastante plausível: todos esses pães integrais que compramos no supermercado não são integrais coisíssima nenhuma. São todos falsos... Pão integral de verdade é um pão pesado, e não levinho como os de supermercado. Os falsos são assim leves, porque levam muito mais farinha comum do que integral.
Mas, deixando de conversa mole, vamos à receita:
Ingredientes
4 xícaras de farinha integral
1 colher de sopa de fermento para pão
1 colher se sopa de sal
2 ½ xícaras de água morna
Modo de fazer
Numa bacia de cozinha misturar todos os ingredientes secos com uma colher de pau. Quando estiver tudo misturadinho, ir aos poucos colocando a água morna (tem que ser morna, se for quente destrói a receita), mexendo sempre, até formar uma mistura homogênea.
A massa pronta vai ficar meio líquida, pastosa, e você vai achar que errou, mas é assim mesmo. Não é como as massas de pão que a gente vê na tv e nos livros de receita. Essa é assim, meio líquida mesmo.
A essa massa você pode acrescentar nozes, castanha do pará, linhaça, avelã, amêndoa, enfim...o que lhe apetecer.
É só esperar a massa crescer. Quanto mais tempo, melhor. Mas deixar descansando por no mínimo 30 minutos, com um paninho úmido cobrindo a bacia.
Quando ela crescer, colocar numa fôrma untada com margarina ou manteiga e farinha, e levar ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos ou até começar a cheirar!
E voilà!!!!
O pão está pronto!
Bom apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário