8 de out. de 2009

Bolo de Rolo - Fase II

Opa!!!!

Esse final de semana teremos novas postagens. Uma delas é a segunda receita de Bolo de Rolo. O objetivo é chegarmos a perfeição e para isto o caminho é árduo.Nesta nova receita mudam alguns ingredientes e a infra.

Aguardem.Pois feriadão em Sampa só dá nisso. Cozinhar!!!

Mais um pouco de história sobre o Bolo de Rolo Pernambucano:

Fonte: Veja São Paulo

O doce foi criado por uma família portuguesa que chegou à região para trabalhar com cana de açúcar. A fórmula permaneceu em segredo por muito tempo. Era a época dos grandes engenhos, da cultura de açúcar no Brasil…A senhora de engenho Rita de Cássia Souza Leão teria inventado a receita ao misturar ingredientes locais, como a mandioca e o leite de coco, ao jeito português de preparar sobremesas com ovos e muito açúcar. Hoje, existem diversas versões do bolo que foram sendo adaptadas a partir da original.

Em um de seus livros, o sociólogo pernambucano Gilberto Freyre comenta que receitas como a do bolo-de-rolo e a do Souza Leão ficavam sempre escondidinhas atrás de uma cortina de ciúme das sinhás do engenho. O preparo era complexo e as sinhás consideravam as fórmulas tão valiosas quanto jóias de família. Foi aliás um livro de Gilberto Freyre, o clássico Açúcar – Uma Sociologia do Doce, que ajudou a popularizar o Souza Leão, com algumas receitas. A primeira edição da obra é de 1939.

Inté!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário