14 de out. de 2009

Crumble


Galera, que tal “desfazermos” uma sobremesa de maçã maravilhosa? Ela é conhecida por Crumble, que inglês significa “desfazer”, “esmigalhar”. Como toda receita, eu sei que existem diversas maneiras de preparo. Esta porém é bastante simples e sem grandes protocolos.
Recentemente convidei uns amigos para um encontro em casa e o crumble fez sucesso. Apesar de ser uma receita inglesa, vou pedir licença para publicar neste canto nordestino. A minha estirpe nórdica permite. Vamos ao que interessa.

Ingredientes:
.5 ou 6 maçãs descascadas e sem caroço (pode ser com casca mesmo);
.3 xícaras de farinha de trigo;
.1 xícara de castanha picadinha em little pieces (triturada);
.2 xícaras de açúcar demerara (apesar do nome você acha fácil em qualquer supermercado. É um açúcar escuro, semelhante ao mascavo);
.Um tablete de 180 ou 200 gramas de manteiga, saído da geladeira. Né congelado não. .Apesar da receita inglesa, a manteiga é apenas fria;
.Canela em pó;
.Um pirex ou refratário fundo.

Agora vamos a “The Crumble’s battle” (em nordestinês é quase o mesmo que “A peleja do crumble”):

- Acenda o forno e deixo-o aquecendo em fogo baixo (180 graus).
- Pegue as maçãs, corte-as ao meio e retire as sementes e o talo. Caso queira, descasque-as. Mas não é assim crucial. Depois corte as metades em fatias finas e reserve.
- Misture inicialmente a canela ao açúcar. Eu adoro canela, então ponho uma boa quantidade. Depois pegue a farinha de trigo, a manteiga, a castanha e o açúcar com canela e misture tudo com as mãos. De maneira delicada, mas de forma que fiquem grudados e formem pequenas bolinhas, como uma farofa (daí o nome “crumble”).
Pegue um pouco de açúcar e espalhe no refratário. Disponha as fatias de maçã de maneira organizada e em seguida cubra todo o pirex com a mistura que você acabou de fazer. Ponha no forno por uns 30 ou 40 minutos ou até que a cobertura fique levemente dourada.

Pode servir quente. Seus convidados irão delirar. Se servir com uma bola de sorvete de creme, eles vão ter espasmos e crises histéricas. Se você servir com um sorvete de Leite da Parmalat eles vão gemer mais do que o Déda!
Em tempo: segundo minha mother, você pode substituir a maçã por outras frutas do seu gosto, como pêra ou abacaxi.
Espero que gostem. Como dizem os ingleses: Cheers!

By Di Menezes, com participação especial da sua "mainha".

Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de ir a delírio com esta maravilhosa sobremesa com sorvete. Melhor ainda é fazer parte deste especial grupo de amigos. Que bom que na vida temos pessoas tão especiais. Bjs.

    ResponderExcluir